A participação do bloco “Jardim Folia” mostra como ocorre a tradicional interação existente entre a cultura carnavalesca e a participação comunitária. Tendo ocorrência no bairro Jardim das Oliveiras, o bloco “Jardim Folia”, nome reconhecido pela Prefeitura de Fortaleza, é como se fosse um Fortal, em que ocorre a atuação de vários blocos em um mesmo espaço, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em que tradicionalmente ocorre a participação dos blocos mais conhecidos, como Bloco dos Bodes e o Bloco dos Tigres. No ano de 2025, o evento foi marcado pela participação do Bloco dos Bodes, que chamou a atenção da comunidade do bairro pela longa folia dos dias 09, 16 e 23 de fevereiro.
Com a descentralização do carnaval em Fortaleza, em que possibilitou a ocorrência de eventos carnavalescos por vários polos distribuídos pela capital, foi possível perceber a democratização da folia carnavalesca e do acesso à cultura para a população. No caso do Jardim Folia, o bloco possui a missão de trazer a cultura carnavalesca pro bairro, visto que o Jardim das Oliveiras é um bairro que pouco se fala sobre manifestações culturais.
Tradicionalmente, o “Jardim Folia” foi um bloco que sempre teve forte atração e participação da comunidade. Além disso, o bloco visa a integração de pessoas com deficiência, de modo que o evento seja mais acessível para todo mundo. Conforme mencionado anteriormente, o bloco atua em um bairro em que a comunidade é carente de manifestação cultural. Além disso, pelo fato do bloco ser público, também abre espaço para a atuação do comércio informal na Praça Nossa Senhora Aparecida.
Simbolicamente, tem-se a preservação de símbolos tradicionais do bloco e a valorização da história local, como é o caso do Bode Ioiô, o qual é o mascote e a origem do nome do bloco. Além disso, tradicionalmente, tem-se a atuação do desfile do bloco com o auxílio de um carro de som, o qual percorre por várias ruas do Jardim das Oliveiras, atraindo a comunidade a se integrar à folia e a criar um espaço de celebração coletiva.
Figura 1 – Concentração de bateristas na Praça Nossa Senhora Aparecida
Fonte: autoral
Figura 2: Desfile com carro de som pelas ruas do bairro Jardim das Oliveiras
Fonte: autoral